Quem não tem coração e atitude de ovelha, não serve para ser pastor. A autoridade provém da submissão e o governo é legitimado pelo serviço.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Conheça a si mesmo

“Conheça a si mesmo. Não encare a admiração do seu cão como uma prova irrefutável de que você é maravilhoso.”
— Ann Landers
Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus.
—João 13:3
Quando continuamos a ler a partir de João 13:3, vemos que Jesus colocou uma toalha de servo e lavou os pés de Seus discípulos. Que demonstração surpreendente de humildade e grandeza! Acredito que uma das coisas que possibilitava Jesus a fazer isso era que Ele conhecia a si mesmo. Sabia quem Ele era, de onde viera e para onde estava indo. Também sabia por que tinha sido enviado. Não era nem um pouco inseguro, mas Sua confiança estava em Seu Pai.
Muitas pessoas não sabem quem são, e por isso passam a vida tentando fazer coisas para as quais não foram chamadas, não estão preparadas e certamente fracassarão em realizar. Não devemos apenas saber o que podemos fazer, devemos também saber o que não podemos.
Um dos maiores dramas que já testemunhei como empregadora foi ver as pessoas permanecerem em posições que não as desafiavam de modo nenhum, simplesmente por medo. Da mesma forma, acho lamentável ver outras pessoas permanecerem em posições totalmente acima de seu potencial, enquanto não conseguem ou não estão dispostas a admitir isso.
Por que temos tanta dificuldade em dizer: “Isso não é meu ponto forte e creio que não conseguiria fazer um bom trabalho”? Somos inseguros! Obtemos muito de nosso mérito e valor a partir daquilo que fazemos, quando deveríamos obter a partir de quem somos em Cristo. Se você é um filho de Deus, esse é o maior título e posição de que você irá precisar.
Pedro era um homem que não conhecia a si mesmo. Tinha uma consideração sobre si mesmo muito acima da que deveria. Ele tinha fraquezas que não estava disposto a admitir e aprendeu algumas duras lições sobre o seu verdadeiro eu. Pensou que nunca iria negar a Cristo e, contudo, ele o fez. Esse episódio o levou a se conhecer, e depois que se arrependeu, foi restaurado por Deus e seguiu seu caminho até se tornar um grande apóstolo de Jesus. Ter franquezas e incapacidades não nos desqualifica, porque a força de Deus se aperfeiçoa em nossas fraquezas, mas não podemos ir além do que Deus nos permite fazer.
Lembro-me de uma mulher — vamos chamá-la de Jane — que me pediu para orar por uma situação incômoda. Uma de suas colegas de trabalho foi promovida a secretária de nível um, e ficou incitando Jane a também tentar elevar seu nível de função. Jane me ouviu pregando sobre como se tornar tudo aquilo o que você pode ser, e, embora não sentisse que tinha as habilidades para ser uma secretária de nível um, sentiu-se pressionada por sua amiga e pela minha pregação a fazê-lo. Expliquei-lhe que ela precisava seguir seu coração e não havia absolutamente nada de errado em ser uma secretária de nível dois se esse fosse realmente o lugar que ela sentia que Deus queria que estivesse. Este conhecimento simplificou imediatamente sua vida. Ela se libertou do sentimento de confusão e percebeu que não tinha necessidade de viver competindo, só precisava se conhecer e ser ela mesma. Pg.53-54. Meyer, Joyce. 100 Maneiras de Simplificar sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário