Quem não tem coração e atitude de ovelha, não serve para ser pastor. A autoridade provém da submissão e o governo é legitimado pelo serviço.

domingo, 30 de outubro de 2011

Planeje com Antecedência

“Primeiro diga a si mesmo o que você deveria ser; depois faça o que tem de fazer.” — Epíteto

Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos. — Provérbios 16.9

Tive recentemente uma consulta com um nutricionista e personal trainer que está trabalhando comigo para que eu possa ter uma ótima saúde e energia. Depois de me avaliar e passar o meu programa, ele disse: “Será impossível você fazer isso se não planejar com antecedência.” Tenho de voluntariamente planejar ir à loja de produtos naturais para que eu possa ter muitas opções de alimentos apropriados em casa. É fácil fazer escolhas alimentares erradas, se você não tiver opções saudáveis disponíveis. Quando viajo, tenho de planejar com antecedência e levar alimentos não perecíveis comigo que estejam de acordo com meu programa. Quando como fora, preciso saber que tipo de comida o restaurante serve para que eu possa ter certeza de que contém produtos em seu cardápio que satisfaçam as minhas exigências. Todas essas coisas levam tempo e requerem um esforço extra, mas são vitais se eu quiser alcançar o resultado que desejo.

Também preciso realmente me planejar com antecedência, a fim de arrumar tempo para me exercitar. Preciso fazer musculação e procurar uma oportunidade para ir à academia. Tenho de acordar cedo e, eventualmente, dizer não a outras saídas que irão me impedir de atingir meu objetivo. Não tenho de ser legalista, mas tenho de ser disciplinada.

A maior parte de minha vida eu detestei a idéia de programas de exercícios e tinha certeza de que não tinha tempo para isso até que Deus realmente me mostrou que se eu não ficasse mais forte, não teria condições de cumprir Seu chamado em minha vida. É incrível o que podemos fazer se realmente quisermos. Na maioria das vezes usamos a desculpa de “eu não tenho tempo de” para as coisas que não queremos fazer. Mas a verdade é que nunca dedicamos um tempo para fazê-las. Todos nós temos a mesma quantidade de tempo a cada dia e é nossa responsabilidade o que fazemos com ele.

No mínimo, deveríamos ser honestos para com nós mesmos e com os outros e dizer: ”Eu não faço isso porque não quero dispensar tempo, energia e esforço nisso.” A verdade é que nos liberta (ver João 8:32), portanto se formos bastante honestos e sinceros com nós mesmos, talvez possamos ver uma mudança positiva.

Estes princípios irão ajudá-lo em qualquer área de sua vida, de forma que o encorajo a orar e decidir o que você quer fazer com seu tempo e, em seguida, planejar com antecedência para que realmente acabe fazendo isso. Se você realmente quiser fazer algo, terá de ser muito determinado para não deixar que outras coisas roubem seu tempo. Terá de comandar sua vida em vez de permitir que ela comande você.

Pg.130.-131. Meyer, Joyce. 100 Maneiras de Simplificar sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário